Igreja São Salvador em Chora
Mesquita de Kariye


Mosaico de Nossa Sehora e o menino Jesus

A Igreja de São Salvador em Chora foi construída no século 4, “chora” significa “no campo” em grego, assim ela se localizava dentro dos muros da antiga Constantinopla mas afastada da Santa Sofia.  Devido ao Período Iconoclasta, não resta nenhum mosaico ou afresco datado de antes do século 9 em toda a Ásia menor. A Igreja foi restaurada no final do século 11 e novos mosaicos foram adicionados.

Em seu interior há mosaicos sobre a vida de Jesus Cristo e da Virgem Maria, e afrescos sobre o velho testamento, julgamento final e ressurreição.

A Igreja de São Salvador em Chora se transformou em mesquita depois da tomada de Constantinopla pelos turcos e passou a ser chamada de Mesquita de Kariye.

Em 1934 o Fundador da República Turca, Mustafa Kemal Ataturk estabeleceu que o monumento seria um museu e que não haveria cultos dentro dele, nem cristãos, nem muçulmanos poderiam fazer celebrações religiosas. Os mosaicos e afrescos foram cuidadosamente restaurados sob os cuidados da Sociedade Bizantina das Américas.

Por cerca de 85 anos o monumento não foi usado nem como uma igreja nem como uma mesquita, mas sim como um museu.

Em meados de 2020 o governo turco decretou que o museu de Chora seria convertido em mesquita e hoje há celebrações religiosas islâmicas dentro do monumento. Não é cobrada entradas. Infelizmente não se pode apreciar os belíssimos mosaicos e afrescos bizantinos pois ao ser convertida eles foram cobertos, já que os muçulmanos não são Idólatras.

Mosaico de Nossa Sehora e o menino Jesus

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul
Próxima visita do tour virtual por Istambul
:
Mesquita Azul

GUIA PRIVADO
EM ISTAMBUL

Nazar Boncuk - Contra o mau olhado
Amuleto Turco
Contra Mau Olhado




Guia brasileira em istambul
guia em istambul
guia na turquia
passeio em istambul
guia istambul
istambul
istanbul
istanbul



Copyright 2021
hitit