Santa Sofia

A Igreja de Santa Sofia se localiza bem em frente da Mesquita Azul, no bairro de Sultanahmet. A primeira Igreja de Santa Sofia foi construída na então Constantinopla, no século 4 pelo imperador Constantino II, a segunda Igreja de Santa Sofia foi construída no século 5 por Teodósio II, ambas foram  destruídas por incêndios. A Igreja foi então reconstruída no século 6 pelo imperador Justiniano I. A arquitetura e decoração são típicas de uma Igreja da era bizantina.

Depois da tomada de Constantinopla pelos turcos em 1453, a Santa Sofia foi transformada em uma Mesquita e foram adicionadas a ela quatro minaretes (torres altas construídas para que o Muezim fizesse a chamada das orações ). A mesquita de Santa Sofia passou por várias reformas e também sofreu danos por causa de vários terremotos.

Vista aérea da Igreja de Santa Sofia

Em 1934 o fundador da república Turca, Mustafa Kemal Ataturk estabeleceu que o monumento seria um museu e que não haveria cultos dentro dele. Nem cristãos, nem muçulmanos poderiam celebrar cerimônias religiosas ou orar dentro da Santa Sofia.

Então desde 1934 até meados de 2020 ela não era nem uma igreja nem uma mesquita, mas sim um museu. Durante todos esses anos podia-se apreciar tanto a decoração cristã quanto a decoração muçulmana dentro do monumento. Era muito interessante poder ver essas duas religiões convivendo em paz dentro de um monumento esplendoroso como a Santa Sofia.

Em meados de 2020 o governo turco decretou que o museu de Santa Sofia seria convertido em uma mesquita e hoje há celebrações religiosas dentro do monumento. A entrada é gratuita,  e assim como nas mesquitas, as pessoas têm que retirar os sapatos ao entrar e as mulheres devem cobrir a cabeça com um lenço. Infelizmente não se pode apreciar os belíssimos mosaicos bizantinos pois ao ser convertida em mesquita alguns foram parcialmente e outros totalmente cobertos, pois os muçulmanos não são idólatras (não aceitam imagens dentro das mesquitas).

No momento não é possível fazer um desejo na lendária coluna dos desejos bizantina e nem subir ao andar superior do monumento, de onde se pode apreciar uma vista magnífica, mosaicos bizantinos,o túmulo do cruzado Enrico Dandolo e grafites dos Vikings.

A imponente Igreja de Santa Sofia

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul 
Próxima visita do tour virtual por Istambul
:
Igreja de São Salvador em Chora - Mesquita de Kariye

GUIA PRIVADO
EM ISTAMBUL

Compras da Turquia - da internet para sua casa



Guia brasileira em istambul
guia em istambul
guia na turquia
passeio em istambul
guia istambul
istambul
istanbul
istanbul



Copyright 2021
hitit