Mustafa Kemal Ataturk fundador da República Turca

Mustafa Kemal Ataturk é o nome do fundador da República Turca. Ataturk quer dizer "o pai dos Turcos". Mustafa é o primeiro nome dele e Kemal é o nome que um professor deu a ele porque ele era muito bom em matemática e significa "excelência" em Turco.

Ataturk nasceu em Selanik (uma cidade grega que hoje se chama Tessaloniki) em 1881 e naquele tempo a cidade fazia parte do Império Otomano. Ataturk é um herói nacional. Você pode achar as suas fotos, partes de seus discursos, monumentos e bustos em todos os lugares da Turquia. Ataturk era um homem com grande inteligência e um perfeito dirigente.

Ele trabalhou por toda sua vida para transformar uma terra arruinada em uma república moderna. Ele teve tanto sucesso que levou outras nações da África central e do leste a te-lo como um modelo.

Ele foi casado, mas mais tarde se divorciou. Ele teve cinco filhas adotivas.

Ataturk realizou muitas reformas na Turquia. Algumas das reformas mais importantes são:

  • Fundação de um estado secular ou laico (significando que a religião e o estado estavam separados)
  • Mudança de alfabeto árabe para letras latinas
  • Extinção do califato (chefe religioso islã) e fechamento de várias instituições religiosas ligadas a politica
  • Introdução de um novo código civil (que é inspirado no código civil Suíço)
  • Introdução de um novo código penal (que é inspirado no código penal Italiano)
  • Proibição da poligamia e introdução de monogamia
  • Introdução do calendário gregoriano (o calendário árabe era usado antes disto)
  • As mulheres adquiriram o direito para votar e sejam eleitas até mesmo antes de muitos países Europeus
  • Código de vestuário, o fez e alguns outros chapéus são proibidos
  • O Domingo foi introduzido como um dia de descanso
  • Introdução de sobrenomes familiares (anteriormente as pessoas tinham somente um nome simples)
  • Mudança nas medidas de peso
  • Incentivo a agricultura com abertura de creditos
  • Incentivo a industria Turca

Mustafa Kemal Ataturk freqüentou uma academia militar. Ele se tornou oficial militar do Império otomano. Na Primeira Guerra Mundial, ele era tenente coronel de infantaria. Um das primeiras realizações pessoais dele foi a vitória contra as tropas britânicas defendendo Gallipoli e protegendo Istambul da conquista Britânica. Com um gênio estratégico e tático, ele se tornou um herói do povo Turco derrotando o exército Britânico que inclui os Anzaques da Austrália e da Nova Zelândia.

Ele foi elevado ao grau de "Pacha". O Império otomano o viu como um elemento perigoso por causa do seu potencial. Logo começaria sua campanha de revolução.

Bandeira turca

Ele se mudou para Anatólia e começou a organizar reuniões revolucionarias em vários locais, motivando as pessoas a defender seu próprio país contra os exércitos Francês, Italiano e Grego. Ao mesmo tempo ele também começou o movimento para o estabelecimento de instituições democráticas. Com recursos muito limitados e grandes riscos, ele mudou o país para um futuro melhor. O objetivo dele era transformar as ruínas de Império otomano em uma nova república. A Guerra da Independência acabou em 1922 com a vitória Turca contra os exércitos europeus.

O sultanato foi abolido, e a República da Turca foi estabelecida em 29 de outubro de 1923. Ataurk foi o primeiro presidente. Ele morreu no dia 10 de novembro de 1938 no Palácio de Dolmabahce.

 

Data: 12 de julho de 2001
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net