Nova Lira Turca

100 YTL - 100 Nova Lira Turca
100 YTL - 100 Nova Lira Turca
com a imagem de Mustafa Kemal Ataturk

No inicio de 2005 a Turquia tirou seis zeros da sua moeda e introduziu novas notas no país. Em 2004 você poderia comprar uma coca-cola por 1.000.000,00 liras turcas, isso mesmo …mil liras turcas?!?! mas agora você compra por somente 1,00 nova lira turca. Quando os turcos recebiam seu salário eles deviam se sentir milionários… algumas pessoas ganhavam milhões... e pense no valor de uma casa, seriam bilhões ou trilhões… muitos zeros…

O nome antigo da moeda turca era "lira turca" (em turco "turk lirasi" ou TL) e agora foi mudado para "nova lira turca" YTL (em turco "yeni turk lirasi" ou YTL). Os turcos usarão as novas notas durante um ano e então o governo irá retirar a palavra "nova" do nome da moeda e converter o nome novamente de YTL para TL (nova lira turca para lira turca).

Em 2004 as pessoas não se preocupavam muito com as moedas. Agora provavelmente muitos turcos vão comprar um porta-moeda, pois elas se tornaram valiosas. Eles também terão de se acostumar com o termo "kurus" que significa centavos.
Nova Lira Turca - coins
1 YTL - 1 Nova Lira Turca - moeda
com a imagem de Mustafa Kemal Ataturk

A maior nota que havia no mercado em 2004 era a de 20.000,00 TL mas agora o governo turco introduziu as notas de 50 YTL e de 100 YTL. As contas novas têm o desenho de Mustafa Kemal Ataturk (o fundador da República Turca) de um lado e no verso os desenhos de: Palácio de Ishak Pasa perto de Dogubayazit, Capadocia, Efesos, Mapa de Piri Reis, mausoléu de Ataturk e barragem de Ataturk em Sanliurfa. As moedas são simples com um desenho de Mustafa Kemal Ataturk e a lua e a estrela (simbolo da bandeira turca).


20 YTL - 20 Nova Lira Turca
100 YTL - 100 Nova Lira Turca

com a imagem de Efesus

O Banco central começou a trabalhar em uma inovação de qualidade revolucionária depois da transição para a nova lira turca. Se o custo for razoável depois do ano 2006, os Turcos usarão como notas um "dinheiro de plástico" (polímero) em vez do dinheiro em papel. Notas de plástico laváveis acabarão com o costume Turco de prender dinheiro ao colarinho do noivo e na roupa da noiva no casamento. Embora a vida útil das notas de plástico sejam mais longas que as das notas de papel, as notas de plástico ficariam inúteis se perfuradas por alfinetes nos casamentos.

A curta vida utíl das notas de papel da Lira Turca fez com que se pensasse no investimento das notas de plástico. A vida útil das notas de papel de quantias pequenas são de seis meses e das notas de papel de quantias grandes são de dois anos, mas foi descoberto que a vida útil das notas de plástico é quatro vezes maior do que as das notas de papel. Foi informado também que ha uma grande possibilidade da conversão para as notas de plástico ficar restrita somente as notas de pequenas quantias.

A Austrália é o líder mundial da tecnologia em notas de plástico e produziu a primeira nota de plástico em 1988. Em 1966 o dinheiro de papel em circulação foi transformado em dinheiro de plástico. O México se juntou aos países que usam dinheiro de plástico em 2002. O custo do dinheiro de plástico é 50 por cento mais alto, mas o dinheiro é 4 - 5 vezes mais durável. Austrália, China, Nova Zelândia, Indonésia, Singapura, Malasia e Tailândia estão na lista dos países que usam dinheiro de plástico no mundo. Notas de papel estragam rapidamente quando são molhadas e são fáceis de serem falsificadas. O dinheiro de plástico pode ser lavado. O dinheiro australiano é feito de polímero impermeável e uma camada especialmente desenvolvida é usada no mesmo.
50 YTL - 50 Nova Lira Turca
50 YTL - 50 Nova Lira Turca

com a imagem de Capadocia

Data: 14 de Abril de 2005
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net

Cha de maça turco
Clique aqui
para comprar
Chá de maça turco



Fãs da Turquia
Nossa Lista

Tradução
Negócios


Copyright 2016
hitit