Transporte em Istambul

Geralmente existe muita dúvidas em relação ao transporte em Istambul e é importante notar que pela geografia da própria cidade os turistas geralmente tem dificuldade em localizar onde estão. A cidade de Istambul une dois continentes: a Ásia e a Europa. Assim você pode tomar café na Ásia e almoçar na Europa ! Mas para se locomover de um continente a outro você tem somente duas pontes e um sistema de transporte de barcos. Através deste artigo venho a esclarecer qual seria o melhor tipo de transporte e quando você deve usa-lo. Espero que ele seja útil na sua estadia em Istambul.

Istambul tem um trafego caótico !
Cuidado com os horários de pico ! Istambul tem cerca de 14 milhões de habitantes e como toda metrópole possui problemas de transito. Evite se locomover durante horários de pico. Não ha muito problema de locomoção durante a manhã nos pontos turísticos e áreas hoteleiras. Se você for fazer um passeio na área de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) fique por ali até as 19:30 ou 20:00 e use o trem de superfície se você deseja retornar a área de Taksim-Beyoglu. Evite o trafego no horário entre as 18:00 e 19:30 horas. Verifique a quanto tempo de carro seu hotel se encontra distante do aeroporto e tente não sair em cima da hora ! É sempre bom bancar o bom mineiro e não perder o trem ! Caso você chegue em Istambul entre as 18:00 e 19:00 horas você provavelmente vai pegar um trafego bem pesado para chegar ao seu hotel. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

Taxis - Taksi : Você pode pegar um taxi com muita facilidade em Istambul. Os taxis são amarelos e possuem a placa "Taksi", que significa taxi em Turco. São milhares em Istambul. O uso do taxímetro é obrigatório na Turquia. Use sempre o serviço de taxi de seu hotel e se estiver em algum lugar da cidade, se dirija a um hotel 5 estrelas mais perto e peça um taxi ao hotel. Evite pegar um taxi na rua, mas se não tiver outro jeito escolha um taxi mais moderno e procure um motorista com boa aparência. Taxis na Turquia são bem mais baratos que na Europa, sendo esse um meio de transporte também muito usado pelos Turcos.

Importante :Leia os golpes mais comuns de motoristas de taxi em Istambul

Taxi em frente do Museu de Santa Sofia
Taxi em frente do
Museu de Santa Sofia


Caminhar:
é uma ótima pedida se a região é Sultan Ahmet onde você pode apreciar as belezas da Mesquita Azul, Santa Sofia, lugar onde ficava o antigo hipódromo e também visitar o Palácio de Topkapi e a Cisterna Subterrânea. Você também deve caminhar na rua de Beyoglu em Taksim e conhecer um dos pontos comercias mais importantes e tumultuados de Istambul. Outra caminhada que você pode fazer se tiver tempo suficiente em Istambul é pelo estreito do Bosfóros. Você pode fazer belos passeios partindo da área de Bebek em direção a Arnavutkoy ou em direção a Sariyer. Você desfrutará de um calçadão largo onde poderá admirar a beleza do estreito de Bosfóros, ver com os seus próprios olhos o passa-tempo da população Turca que é a pescaria ao longo do estreito do Bosfóros, ou simplesmente tomar um chá e apreciar o mar.

trem de superficie, taksim beyoglu
Trem de Superfície
Taksim - Beyoglu

Transporte Públicos:

Passagens: As passagens para o trem de superfície, metro, trem subterrâneo, tramvay, tunel , funicular e barco se chama "Jeton" e você pode compra-las em quiosques perto de cada estação.

Horário dos transportes públicos: Istambul é uma cidade com vida noturna agitada, mas o transporte público deixa muito a desejar. A maioria dos transportes públicos termina seu serviço por volta da meia noite. Portanto fique atento ! Note que os taxis cobram tarifa noturna também a partir da meia-noite.

Ônibus - Otobus : geralmente não são recomendados para os turistas a não ser que queiram ir a um bairro específico distante e não possam pagar por um taxi nem usar o trem de superficie. Evite tomar onibus em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Neste horário estão sempre lotados !

Ônibus com passeio turístico: O ministério de turismo da Turquia criou um passeio com um ônibus com dois andares e teto aberto pela cidade. Você pega o ônibus na área de Sultan Ahmet, onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia. Por favor se informe dos horários, preços e circuito no local.

Trem de Superfície - Tramvay: O trem de superfície ou Tramvay é um ótimo meio de transporte para quem quer se locomover da área de Taksim para a região de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) e para o Grande Bazar. Mais uma vez evite tomar o trem de superfície em horários de pico na parte da manhã ( entre as 7:30 - 9:00 horas) e na parte da tarde ( entre as 18:00 - 19:30 horas). Caso o trem passe e você veja que esta lotado, espere o próximo, os trens passam de 5 em 5 minutos. Cuidado com dinheiro e documento no trem, pois já houve casos de pequenos furtos quando o trem esta muito lotado. Esse é um transporte muito usado pelos turistas. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo
Trem de superficie - tramvay
Trem de Superficie - Tramvay
Trem Funicular - Furnikuler: O funicular é uma pequena linha de trem subterrâneo que só tem duas linhas: Kabatas e Taksim. Esse transporte também é muito usado pelos turistas que querem se locomover de Taksim para a região de Sultan Ahmet (onde se localiza a Mesquita Azul e o Museu de Santa Sofia) e para o Grande Bazar como um complemento ao trem de superfície (Tramvay). Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

Trem funicular - funikuler
Trem Funicular - Funikuler

Trem subterrâneo Tunel - Tunel : O tunel é uma pequena linha de trem subterrâneo que só tem duas linhas: Karakoy e Tunel. Esse transporte é usado quando os turistas estão no Bazar de Especiarias atravessam a ponte de Galata a pé e querem ir a Taksim-Beyoglu. Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo

 

trem subterrâneo tunel
Trem Subterrâneo Tunel - Tunel
Metro: O metro não é muito usado pelos turistas pois ele não liga nenhuma área histórica da cidade. O metro subterrâneo possui somente uma linha e liga o bairro de Taksim ao bairro de 4.Levent, mas se você quer visitar o shopping center mais moderno da cidade com uma arquitetura muito original, você pode pegar o metro em Taksim e descer em 4.Levent dentro do Shopping Center Kanyon. O metro de Istambul é muito moderno e cobre uma área restrita da cidade, com ele se tentou solucionar ou pelo menos amenizar o problema de transito.Clique aqui para ver o mapa e as opções de transporte citadas neste artigo
metro de Istambul
Metro de Istambul
Barcos: Os barcos são transportes muito usados em Istambul. Geograficamente a cidade é dividida pelo estreito de Bosfóros entre a parte Asiática e a parte Europeia. Muitas pessoas moram na parte Asiática da cidade mas trabalham na parte Europeia. Existem somente duas pontes que ligam os dois continentes e assim para evitar o trafego muitas pessoas optam pelo barco como meio de transporte. O governo fornece serviço de transporte público através dos barcos para a população. Em diversas partes da cidade você pode pegar um barco-ônibus e se locomover. Para os turistas é interessante fazer o passeio de barco de uma hora saindo de Ortakoy e retornando ao mesmo ponto. Esse passeio geralmente é feito durante o verão na parte da tarde, dura uma hora e você vê uma parte do estreito do Bosfóros (o barco vai até a segunda ponte). Outra opção saindo de Ortakoy ou Uskudar seria fazer um pequeno passeio de barco para a Torre da Moça. Na Torre da Moça você pode tomar um café Turco e apreciar o panorama incluindo o Palácio de Topkapi e a antiga Constantinopla. Para quem mais tempo e gosta de um passeio mais longo, podem tomar um barco em Eminonu e ir até Anadolu Kavagi. A ida demora uma hora e meia. Em Anadolu Kavagi você estará na parte Asiática e em um dos extremos perto do Mar Negro. Ali se localiza uma antiga vila de pescadores, com vários restaurantes de peixe e uma antiga fortaleza. Você deve ficar por volta de 3 horas em Anadolu Kavagi e então tomar outro barco para retornar ao centro da cidade, sendo que a volta também dura cerca de uma hora e meia até Eminonu. Este passeio é muito bonito e aconselhado aos turistas que tenham mais tempo livre em Istambul, pois toma quase um dia inteiro.
Antigo dolmus em Istambul
Antigo dolmus em Istambul
Transporte coletivo de Minivan - Dolmus: Esse transporte já foi muito interessante e relembra muitos turcos a nostalgia da cidade. Até dez anos atrás você poderia ver em Istambul carros antigos chevrolets rodando pela cidade, hoje esse serviço é feito por minivans. Esses carros eram os "dolmus" que em Turco significa "encher", assim um carro estava completo quando "enchia" ou "dolmus" e seguia caminho. A vantagem do dolmus é que ele aceita e deixa o passageiro em qualquer ponto da cidade. Esse é o único transporte público que não tem pontos de parada. É claro que isso ajuda a criar um caos na cidade...mas isso seria uma outra discussão. Embora a passagem seja mais cara que o ônibus, os Turcos usam muito o dolmus. Você verá dolmus por toda a cidade, mas o turista não o utiliza pois nas áreas turisticas pois existem outros meios de transportes mais práticos.

Outros meios de transportes...

Translados aeroporto-hotel: Você pode usar taxis para fazer translados do aeroporto ao hotel. Caso você queira baratear o seu custo você pode usar o transporte de onibus (Havas) até o centro da cidade e depois pegar um taxi, mas se seu grupo é de mais de 2 pessoas o custo final não fará uma grande diferença. Uma terceira opção seria pegar o metro, mas existe uma baldoação, assim se você estiver com malas o seu trajeto será dificil, e chegando ao centro da cidade você não terá outra escolha a não ser pegar um taxi.

Aluguel de carro: Realmente posso dizer com todas as letras que não vale a pena alugar um carro em Istambul. Primeiro o turista teria sérios problemas para se locomover, depois teria problemas com o próprio trafego ( motoristas, onibus, motocicletas, etc...) e finalmente teria problemas em estacionar o carro. Então essa não é uma boa opção ! O Aluguel de carro seria uma boa opção para aqueles que querem viajar no interior da Turquia, assim com mais liberdade e um carro próprio você poderia parar nos pontos de maior interesse.

Data: Março 2008
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net