Costumes da cultura Turca

No mundo é rico em costumes e cultura. Isso é sentido quando uma pessoa visita um outro pais e se choca com algo que não lhe seja "normal". Vamos enumerar alguns costumes Turcos que são interessantes:

  • os turcos tem o costume de tirar os sapatos antes de entrarem em suas casa. Portanto se você for visitar uma família Turca e ver na entrada da casa ou mesmo na porta da entrada da casa ( do lado de fora da casa mesmo) um monte de sapatos não se espante ! A razão é boa e simples: limpeza ! Ao andar na rua o sapato estará em contacto com todo o tipo de sujeira e os Turcos não querem trazê-la para sua casa.
  • o casamento no cartório dura cerca de 5-10 minutos. A noiva geralmente veste uma roupa ocidental de noiva e o par é aplaudido pela família e amigos depois do SIM !

  • depois de se casarem a noiva geralmente é presenteada com muito ouro e dinheiro !! Isso mesmo !! Pessoas da família e amigos dependuram na noiva moedas de ouro com laços vermelhos, colares de ouro, pulseiras de ouro, notas de dinheiro, etc... Se há um jantar de comemoração a noiva usa os presentes de ouro durante a festa. A noiva também carrega uma sacolinha aonde ela guarda alguns dos presentes de ouro que ganhou, no caso de serem muitos. Dependendo da riqueza da família e dos amigos, o arrecadamento da festa de casamento paga a festa e ainda sobra para usufruto dos pombinhos...

  • o casamento oficial na Turquia é feito no cartório e o religioso com uma festa religiosa. Como a Turquia é um país laico, um homem só pode se casar com uma mulher no cartório, mas um homem pode se casar com até 4 mulheres pela religião islâmica. O percentual de homens casados com varias mulheres é muito pequeno e geralmente não é bem visto pela população.

Clique aqui para ler mais sobre casamento na Turquia

Matrimonio turco en natorio

  • quando uma criança nasce ou faz a circuncisão é costume de amigos e familiares de presentearem a criança com uma moeda de ouro com um laço vermelho.
  • em vilarejos geralmente há um café publico. Neste café você verá somente homens sentados bebendo chá ou café, fumando e conversando. A permanência das mulheres não é proibida neste tipo de cafés, as mulheres também se reúnem em suas casas para tomar chá e colocar as fofocas em dia !

  • um turco típico bebe aproximadamente cerca de 10 chicaras de vidro de chá negro por dia. O chá é a bebida mais popular da Turquia.

  • se você estiver na Turquia no dia 10 de novembro as 9:05 da manhã verá algo muito interessante. Quase toda a população faz um minuto de silencio. É interessante ver uma metrópole como Istambul em um centro onde circulam milhões de pessoas e carros parados por um minuto. Seria como parar um filme. Este ato é em memoria da morte do fundador da republica Turca Mustafa Kemal Ataturk. Alguns relógios em alguns museus estão parados as 9:05, isto também é em respeito a Ataturk.
  • Os turcos são muito supersticiosos !!

  • o uso de um protetor contra mal olhado em crianças recém nascidas e pequenas é muito comum. Geralmente a família dependura na criança um objeto que se chama em turco "nazar boncuk" (veja figura nesta pagina) que é um olhinho azul. O objeto pode ser de ouro dependendo da riqueza da família.

  • o "nazar boncuk" pode também ser colocado na porta da casa (a pessoa já entra e vê que a casa está protegida), fora da casa, no escritório, no carro, pode ser também usado em forma de jóia ou bijoteria. O "nazar boncuk" tem a forma original do olho azul e pode ser também representado em uma pulseira ou em um brinco por uma pedra azul. Como são muitos os costumes daremos continuação a esse assunto em uma outra oportunidade !
  • ao se cumprimentar os homens turcos se beijam nas faces. Isso é um ato muito normal de se ver na Turquia. Homem beija homem, mulher beija mulher e mulher beija homem nas duas face do rosto. Mulheres mais religiosas não beijam homens nas faces

  • existe um ritual quando uma pessoa mais nova cumprimenta uma pessoa mais velha da mesma família ou uma pessoa mais chegada. A pessoa mais velha estende a mão e a pessoa mais nova beija o dorso da mão e depois a eleva em direção a sua testa. Isso é sinal de respeito aos mais velhos.

  • as famílias turcas gostam muito de oferecer alguma coisa ao visitante, seja um almoço, jantar ou um chá. Se você for convidado para ir visitar uma família turca, vá de estomago vazio ! Geralmente a mulher da casa cozinhará o dia inteiro pratos deliciosos e lhe oferecerá um banquete . Prove de tudo um pouquinho pois se você rejeitar alguma coisa é sinal de desapreciação.

Como são muitos os costumes daremos continuação a esse assunto em uma outra oportunidade !

Data: 23 de Julho de 2002
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net



Fãs da Turquia
Nossa Lista

Tradução
Negócios


Copyright 2016
hitit