Você sabia que Tróia fica localizada na Turquia ?

Com o lançamento do filme "Tróia" nos cinemas em 2004, as pessoas começam a relembrar a legendária história desta cidade. Muitos porém não sabem que esta cidade fica localizada no território Turco. Tróia foi identificada no final do século XIX por Heinrich Schliemann no monte Hissarlik, na planície dos Dardanelos, na costa noroeste da Turquia. Esta área contém uma sucessão de várias cidades que foram sendo construidas em um mesmo lugar durante séculos, uma destas cidades seria Tróia. Entretanto, a lenda de Tróia é ainda um mistério com poucas possibilidades de ser solucionado pelos arqueólogos, não havendo perigo que o romântico enigma de Tróia seja destruído. Hoje não se vê quase nada da época de glória de Tróia, mas ruinas da cidade podem ser visitadas.

Será que a Guerra de Tróia aconteceu mesmo ? Seja qual for a base histórica, a guerra de Tróia é o episódio isolado mais importante que sobreviveu na mitologia e nas lendas gregas. Alguns eventos que causaram a guerra são conhecidos a partir dos dois grandes poemas Homéricos, a Ilíada e a Odisséia. O termo "Ilíada" origina-se de "Iliás", o que quer dizer "a respeito de Ilion", o nome de uma cidade na costa da Ásia Menor. Na Ilíada há 24 cantos, com 15 mil versos. Ainda que seu argumento seja a Guerra de Tróia, não é uma narração completa do que aconteceu. Trata do segundo ano deste conflito, quando iniciou uma desavença entre Agamenon e Aquiles. O Cavalo de madeira é considerado como sendo idéia de Ulisses, o qual foi composto por um grupo dos mais corajosos gregos. Os troianos acreditavam que se o cavalo entrasse em Tróia, a cidade nunca seria tomada; se ficasse de fora, os gregos acabariam voltando e arrasariam a cidade até os alicerces.

Cavalo de Troia de madeira exposto na cidade de Troia
Cavalo de madeira em Troia na Turquia

Você se lembra do apaixonado Paris que trouxe Helena para Tróia ? Páris era filho de Príamo, rei de Tróia. Quando a esposa de Príamo, Hécuba, estava grávida de Páris, sonhou que estava dando à luz a uma tocha na qual surgiam serpentes, assim, quando o bebê nasceu, foi entregue a uma criada com ordens de levá-lo ao Monte Ida e matá-lo. A criada ao invés de matá-lo, o deixou na montanha para morrer. A criança foi salva por pastores e se transformando em um deles. Depois de algum tempo, Páris retornou por acaso a Tróia, onde sua habilidade nas competições atléticas e sua surpreendente bela aparência causaram interesse nos seus pais, que rapidamente estabeleceram sua identidade e o receberam de volta com entusiasmo.

É claro que você se lembra da deslumbrante Helena: Helena era filha de Zeus e Leda. Helena casou com Menelau, rei de Esparta, e na época que Páris veio visitá-los tinham uma filha, Hermíone. Menelau recebeu Páris muito bem em sua casa, mas Páris pagou esta hospitalidade raptando Helena e fugindo com ela de volta a Tróia. A participação de Helena nesta situação é explicada de várias maneiras: foi raptada contra a sua vontade, ou Afrodite deixou-a louca de desejo por Páris ou, a mais elaborada de todas, nunca foi para Tróia, e foi por causa de um fantasma que os gregos gastaram dez longos anos em guerra.


Fotografia aérea de Troia, Turquia
Fotografia aérea de Troia, Turquia

 

Menelau, marido de Helena convocou todos que podia para ajudá-lo a montar uma expedição contra Tróia, de modo a recobrar sua esposa. O líder da força grega era Agamenon, rei de Micenas e irmão mais velho de Menelau. Os heróis gregos afluíram de todos os cantos do continente e das ilhas para o porto de Áulis, o ponto de reunião a partir do qual planejavam velejar através do Egeu até Tróia. Suas origens e os nomes de seus líderes estão listados no grande Catálogo de Navios próximo ao início da Ilíada.

No filme "Tróia" Brad Pitt é Aquiles. O pai de Aquiles estava relutante em deixar seu jovem filho se juntar à expedição pois eles sabiam ele estava predestinado a morrer em Tróia. Numa tentativa de evitar o destino, o enviaram para Ciros, onde, disfarçado como uma moça, se juntou às filhas do rei, Licomedes. Durante esta estada se casou com uma das filhas, Deidaméia, que lhe deu um filho, Neoptólemo. Ulisses, entretanto, descobriu que os gregos nunca conseguiriam capturar Tróia sem a ajuda de Aquiles; assim foi até Ciros para buscá-lo. Aquiles foi persuadido a acompanhar Ulisses de volta a Áulis, onde a frota estava se preparando para zarpar.

Um detalhe interessante: Aquiles sempre soube que estava destinado a morrer em Tróia, longe de sua terra natal, onde acabou sendo morto por uma flecha, lançada pelo arco de Páris. Tétis, a mãe de Aquiles quis tornar seu filho imortal, e, quando este era ainda um bebê, levou-o ao Mundo Inferior e o imergiu nas águas do rio Estige; isto tornou seu corpo imune aos ferimentos, exceto pelo calcanhar, o qual ela utilizou para segurá-lo, sendo lá que a flecha o acertou. Assim dizemos calcanhar de Aquiles para um ponto fraco.

Agamenon é visto como o mal carater do filme "Tróia". Agamenon era irmão de Menelau, que por sua vez era casado com a bonita Helena. Agamenon cometeu um terrível crime quando, numa briga familiar, serviu a seu próprio irmão Tiestes um prato preparado com membros dos próprios filhos deste. Este ato trouxe uma maldição sobre a casa de Atreu, e o destino esta maldição se realizou quando Agamenon retornou de Tróia. Na ausência de Agamenon por dez anos de Micena, o governo ficou nas mãos de sua esposa Clitemnestra, auxiliada pelo seu amante Egisto, o único filho sobrevivente de Tiestes. Ao retornar de Tróia, Agamenon foi morto violentamente com um machado por Clitemnestra. Os motivos dela para tão brutal assassinato eram complexos, mas parece que não era tanto devido a sua reprovável paixão por Egisto e o desejo de vingar o malfeito a seu pai e irmãos, mas o seu próprio ódio por Agamenon a levou a fazê-lo. Agamenon tinha assassinado brutalmente o primeiro marido e os filhos de Clitemnestra ante os olhos dela; também tinha sacrificado a filha deles Ifigênia em Áulis. Ela desejava vingança.
Taça de ouro com 20 cm de comprimento encontrado em Troia, Turquia
Taça de ouro com 20 cm de comprimento encontrado em Troia, Turquia

Não posso esquecer de citar outras figuras importantes aqui como Heitor, filho mais velho do rei Príamo e da rainha Hécula, de Tróia. Na Ilíada de Homero, Heitor é o maior dos guerreiros de Tróia. Heitor é retratado como um bom homem de família e bravo guerreiro.Como comandante das forças troianas, foi o responsável por resistir ao exército grego por nove anos e finalmente forçar os gregos a voltarem para seus navios.Heitor foi morto por Aquiles vingando a morte de seu amigo Pátroclo que foi morto por Heitor. Aquiles ignorando o pedido de Heitor de que lhe fosse dada uma sepultura, se viesse a morrer, Aquiles amarrou seu corpo a sua carruagem, arrastando-o ao redor dos muros da cidade por várias vezes.

Outra figura importante nessa história é a do rei de Tróia, Príamo. Ele era o pai de 50 filhos, destacando-se o grande guerreiro Heitor, e 50 filhas. Depois que seu filho Heitor foi morto pelo herói grego Aquiles, Príamo foi ao acampamento grego implorar pelo corpo do filho.Aquiles preservou a vida de Príamo e lhe deu o corpo de Heitor para ser enterrado, mas durante o cerco de Tróia, Príamo foi morto pelo filho de Aquiles, Neoptólemo.

Dentre as muitas tragédias… se você ainda não foi ver o filme, não perca, é uma boa diversão cultural.

Data: 6 de Junho de 2004
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net