Torre da moça - Torre de Leander - Kiz Kulesi

A torre de moça

Nas fotos de Istambul quase sempre se vê a "Kiz Kulesi." "Kiz Kulesi" em Português significa a Torre da Moça. A Torre da Moça fica situada em uma ilhota pequena a uma distância muito pequena da costa do bairro de "Uskudar" no lado asiático da cidade. Ela também pode ser vista do Palácio de Topkapi, Palácio de Dolmabahçe, bairro de Ortakoy e de muitos outros lugares interessantes em Istambul.

Uma princesa foi prendida na torre pelo seu próprio pai por causa de uma profecia de acordo com uma lenda Turca. A profecia dizia que sua filha morreria por uma mordida de uma cobra. Então seu pai a coloca na Torre da Moça para protege-la. Infelizmente no término da história, a princesa morre com a mordida da cobra que foi trazida para a ilhota em uma cesta de uvas.

A Torre de Leander é um outro nome dado ao mesmo lugar. Há um lenda que aconteceu na cidade de Abydos no estreito de Dardanelos mas que de alguma maneira equivocada se relacionado à Torre da Moça. Leander tentou ver seu amante Hero e na tentativa de cruzar o estreito se afoga.

No século 12, o imperador Manuel Comnenus construiu uma pequena fortaleza onde a torre fica localizada. Ele quis colocar uma corrente para fechar o estreito do Bosforos. O outro lado da corrente seria atado à Torre de Mangana.

Até hoje a torre é usada como um farol, estação de sinalização, quarentena, alfândegas para controlar a área, e casa para oficiais navais aposentados. O edifício que você vê data do século 18.

Torre da Moça ou  kiz kulesi

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul
Próxima visita do tour virtual por Istambul:
Torre de Galata

Clique aqui - Livros CDs e Videos da Turquia
Livros & Musica & Vídeos
da Turquia




Fãs da Turquia
Nossa Lista

Tradução
Negócios


Copyright 2016
hitit