Línguagem corporal na Turquia

Como todo país a Turquia tem a sua própria línguagem corporal. Pode ser engraçado ou até mesmo estranho para uma pessoa de uma outra cultura tentar compreender o que uma pessoa está tentando lhe dizer. Entender a línguagem do corpo é também compreender a cultura de um país.

Aqui estão listados algumas das línguagens corporais principais que você pode encontrar na Turquia. Divirta-se !

  • O aperto de mãos não é o comprimento mais comum entre amigos. Um homem comprimentará um outro homem beijando-se em ambas as faces do rosto. Um homem comprimentará uma mulheres também da mesma maneira. Note que se houver duas pessoas religiosas (isso é válido entre uma mulher e um homem) eles não se tocariam nem com um aperto de mão e muito menos com um beijo.

  • É muito comum na Turquia ver dois homens de mãos dadas ou abraçados um ao outro andando na rua (os turcos tendem a se tocar muito mais do que os Europeus). Isto não significa que eles são homosexuais, mas que são apenas bons amigos.
  • Os Turcos tendem a olhar mais fixamente um ao outro. Os Europeus não estão acostumados com isso, e não devem se sentir desconfortaveis quando tal comportamento ocorre.

  • Se você ver alguém manter sua mão com palma para cima e juntar os todos os dedos, isto é um elogio e significa geralmente que algo é " bom". Pode ser feito quando gostam de um alimento, uma roupa, ou qualquer outro objeto. Este gesto pode também significar que a pessoa acha uma mulher ou um homem bonito.

  • O polegar para cima e dedos juntos na palma da mão significa pedir carona como no Brasil e Europa.

  • Mover a cabeça para os lados significa " eu não compreendo". (Seria o movimento de dizer não no Brasil ou na Europa).
  • Levantar um pouco o queixo, movendo suas sobrancelhas para cima e estalando simultaneamente a lingua significa " Não... " (Tente! É divertimento! Este é um dos gestos mais diferentes da línguagem corporal Turca e pode também ser encontrado na Grecia.Veja o movimento na figura ao lado. Um movimento descendente da cabeça significa sim, como no Brasil ou Europa.
linguagem corporal turca

Gesto que significa não - veja explicação ao lado
Gesto que
significa Não
Gesto que signific a que uma pessoa é homosexual
Gesto que significa
que uma pessoa
é homosexual
  • Se um Turco acenar com a mão virada para baixo para você em movimento, eles está sinalizando para que você vir.

  • O gesto da `figa` criado projetando seu polegar entre o primeiro e o segundo dedo tem um significado extremamente ofensivo. Este gesto é considerado obsceno na área do Mediteraneo. No Brasil é um sinal feito com intuito de dar sorte.

  • O gesto de fechar a palma da mão unindo os dedos e golpear com a outra mão com a palma aberta é considerado obsceno como no Brasil. Este pode ser considerado um dos gestos mais rudes existentes.

  • O gesto criado ao unir o indicador e o polegadr em um circulo não significa `OK` como nos USA. Na Turquia este gesto significa que alguem é homosexual. Veja figura ao lado.

  • É rude e uma ofensa apontar seu dedo indicador ou a sola de seu sapato para uma pessoa.

Data: 1 de Setembro de 2001
Indice dos Artigos

Clique aqui para ler comentários sobre este artigo

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net