Jogadores e Técnicos de Futebol Brasileiros na Turquia

Roberto Carlos joga no Fenerbahce
Roberto Carlos
joga no Fenerbahçe

Já a algum tempo alguns jogadores e técnicos de futebol do Brasil tem sido contratados por times Turcos famosos como Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas. Até alguns anos atrás eram poucos os brasileiros que jogavam em times de futebol Turcos mas este número tem crescido bastante.

Quem se lembra que o treinador Carlos Alberto Parreira esteve na Turquia treinando o time do Fenerbahçe entre 1995 e 1996 e fazendo com que o Fenerbahçe fosse Campeão turco em 1996 ? E ainda alguém se lembra que o goleiro Tafarel jogou no time Galatasaray ?

O "Fenerbahçe Spor Kulubu" ou "Clube Esportivo Fenerbahçe" é um clube Turco de Istambul que foi fundado em 1907. Assim como os outros clubes Turcos além de futebol eles promovem outras modalidades como o voley, tenis e basquete, dentre outras. O Fenerbahçe é um dos mais notáveis clubes de futebol Turco. Vencedor do campeonato nacional por dezesseis vezes, o clube assume uma reputação mundialmente conhecida e respeitada. Hoje pode-se dizer que é o melhor time Turco.

Alex defende o Fenerbahce
Alex defende o Fenerbahçe

Zico treina o Fenerbahce
Zico treina o Fenerbahçe

Zico treina o time desde 2006 e trouxe para a Turquia os ajudantes : Eduardo Antunes Coimbra e Moraci Vasconcelos Santanna e o preparador físico Eurico de Campos. Hoje são 6 os jogadores que jogam pelo time Fenerbahçe. Roberto Carlos é um idolo para os Turcos e foi contratado em 2007. Outro jogador muito aplaudido pelos Turcos é Alex. Verdeson e Aurélio são também dois jogadores Brasileiros que optaram pela nacionalidade Turca e jogam pelo Fenerbahçe. E para completar a extensa lista estão Edu Dracena e Deivid de Souza. Em um time de 11 jogadores é interessante notar que 6 são Brasileiros, sem contar com a equipe técnica de apoio.

Os Turcos são fanaticos por futebol, em Istambul cada time possui um estadio próprio de futebol. Embora os estadios não sejam muito grandes existe sempre uma torcida que participa tornando os jogos bastante emocionates.

Um segundo clube a ser citado de importancia nacional é o "Galatarasay Spor Kulubu". O Galatasaray já esteve no auge algumas vezes, mas hoje se encontra atrás do Fenerbahçe. Ha uma richa muito grande entre os clubes de futebol turco, especialmente entre Galatasaray e Fenerbahçe. Os torcedores turcos são muito fanáticos ! Jogando pelo Galatasaray desde 2007 esta Cassio de Souza Soarez Lincoln.


Lincon joga no Galatasaray
Lincon joga no Galatasaray

Ricardinho defende o Besiktas
Ricardinho defende o Besiktas

E eu não poderia deixar de citar o "Besiktas Spor kulubu". Este time também é de renome da Turquia e já teve vários grandes jogadores Brasileiros que vestiram sua camisa preta e branca. Desde 2006 Ricardinho e Bobo defendem o Besiktas. Seu estadio é um dos mais bonitos de Istambul, os torcedores podem ter uma visão linda do estreito de Bosforos ao assistir as partidas de futebol.

Tanto Fenerbahçe, Galatasaray e Besiktas são bairros em Istambul e geralmente depois de uma boa partida as comemorações são feitas no próprio bairro com muito barulho de buzina, bebida e festa.

Depois de ter tirado o terceiro lugar na copa do mundo de futebol em 2006 a Turquia obteve um respeito internacional. Os Turcos torcem para que na proxima copa se classifiquem e quem sabe cheguem perto da taça do mundo ! Boa sorte Turquia !

Estadio de Futebol de Besiktas
Estadio de Futebol do Besiktas

Mais informações sobre futebol Turco:

Artigo - A Turquia e o Futebol
Artigo - Clubes de Futebol da Turquia
Artigo - Jogadores e Técnicos de Futebol Brasileiros na Turquia
Fã da Turquia - Tudo começou com o Futebol Turco
Fã da Turquia - Culinária Futebol e Música
Fã da Turquia - Fã do futebol Turco

Data: Fevereiro 2008
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net