Hábitos alimentares Turcos

A cozinha Turca é milenar, assim como os hábitos alimentares Turcos. As receitas passam de mãe para filha ha gerações e os Turcos são muito tradicionais na sua alimentação, não gostando de novas receitas.

Começando pelo café da manhã bem oriental.... pão, azeitonas, tomates, pepinos, queijo branco, mel e chá turco negro. No fim de semana algumas familias podem adicionar a mesa uma omelete ou ovo cozido, borek (especie de torta recheada com vegetais, carne ou queijo), sucuk ou pastirma (salames turco), manteiga ou creme fresco, marmeladas, etc...

O almoço é servido entre as 12:00 e 13:00 nos dias normais de trabalho. Nas grandes cidades as pessoas dificilmente voltam para casa para almoçar. Em grandes empresas ha geralmente cantinas e restaurantes. As refeições normalmente são simples fazendo parte da culinária Turca. Mesmo nos restaurantes de rua você poderá ver pratos típicos turcos que podem ser escolhidos em restaurantes tipo self-service sem ter que se esperar muito tempo para ser servido.

Podemos separar os pratos turcos em 5 tipos: sopas, pratos frios, pratos quentes, carnes e sobremesa.

Habitos alimentares turcos

Turcos adoram sopa, mesmo no verão algumas pessoas tomam sopas quentes. As sopas são variadas: sopa de iogurte, de lentilha vermelha, de tomate, de carne de carneiro com iogurte, etc... O pão acompanha a sopa e toda a refeição.

Geralmente os pratos frios turcos são mais apreciados no verão. Os pratos frios são deliciosos, geralmente não contém carne e são feitos de verduras frescas, como alho poró com cenoura, pimentões recheados com arroz, vagens frescas, saladas de iogurte ( de berinjela ou cenoura), frango com nozes etc... No verão se come cacik, que é uma sopa fria de iogurte com pepino e ervas.

Os pratos principais turcos geralmente tem um pouco de carne e muita verduras, porém a população do sudoeste da Turquia come mais carne. Você poderá comer berinjela frita com carne moida, espinafre com creme de iogurte, pimentão recheado com arroz e carne moida coberto com iogurte, etc...

Você poderá também comer os sis kebap a Turquia, que são churrascos em espetos de pau ( podendo ser de carne de boi, carneiro ou galinha - Devido a religião você não encontrará carne de porco nos restaurantes Turcos). O doner kebap (traduzido literalmente como a carne que gira - por ser empilhada e girar em torno de si mesma ao cozinhar) é uma boa pedida. Ele pode ser acompanhado com batata frita e um pouco de salada, ou você pode comer a carne em um sanduiche.

Em toda refeição não falta o bom pão Turco, seja no café da manhã, almoço ou jantar. O iogurte também é muito usado como um creme sobre certas comidas.

A sobremesa pode ser um doce turco: baklava (folheado de nozes), arroz doce, pudim, muse de chocolate, asure, pudim de frango. Os Turcos também adoram frutas e comem bastante as frutas da estação. No verão come-se cerejas, pessegos, uvas, melancia e melão... e no inverno laranja, maçãs e peras.

Durante todo o dia os Turcos bebem chá tradicional preto turco em pequenos copos de vidros. Você poderá ver por toda a cidade Turcos bebendo chá negro. Seria a bebida não alcoólica mais tradicional da Turquia, seguida do café turco. O lanche da tarde pode ser feito com um chá e uma simit ( pãozinho turco com gergelim) ou um pedaço de bolo ou biscoito. Turcos adoram todos os produtos gerados da farinha de trigo.Você pode conferir também outras bebidas típicas turcas: Ayran Boza e Sahlep

O jantar geralmente é feito em casa com a familia. As donas de casa adoram cozinhar e o fazem muito bem. Existem também mulheres que trabalham fora e devido a correria da vida cotidiana, apelam para uma comida mais facil de se fazer. O menu do jantar seria uma repetição do que foi mencionado para o almoço ou para algumas familias somente um leve lanche.

Nos fins de semana os Turcos saem para restaurantes ou visitar os amigos. Geralmente quando vão visitar amigos encontram um banquete, a dona da casa trabalha arduamente para satisfazer os convidados. Deve-se comer de tudo para não fazer mal desfeito.

Os Turcos bebem cerveja mas a bebida mais popular alcoólica é o Raki que é feito de anis. A bebida é servida em dois copos compridos de vidro. Em um coloca-se água com gelo até o topo, no outro o raki até a metade. Aos poucos a pessoa vai misturando a água ao raki. Raki é transparente mas ao ser misturado com a água fica esbranquiçado. A bebida tem teor alcoólico alto.

Data: 6 de Abril de 2004
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net

Culinária Turca:
Culinária turca
Receitas turcas deliciosas
Livros recomendados sobre Culinária turca
Hábitos alimentares Turcos

Bazar de EspeciariasVirtual:
Compre diretamente da Turquia condimentos, especiarias e temperos

Comer & Beber em Istambul:
Vida noturna em Istambul
Cafés em Istambul
Restaurantes em Istambul

Bebidas Turcas:

Ayran - Boza - Sahlep
Ayran, boza e Sahlep
Comprar bebida tipica sahlep original da Turquia

Chá Turco
Comprar chá de Maça Turco original da Turquia
Comprar chá de Romã Granulado Turco original da Turquia
Comprar o chá preto Turco original da Turquia

Café Turco
Comprar o Café Turco original da Turquia
Comprar uma caçarola e moedor de café original da Turquia
Comprar porcelana original da Turquia pra beber café turco
Café Chá e Narguile
Café,uma Tradição Turca
Fazer chá preto Turco como os Turcos

Artigos sobre café e chá:
Como fazer o café Turco e como ler o futuro na borra do café
Café, uma Tradição Turca
Café Chá e Narguile
Cafés em Istambul
Fazer chá preto Turco como os Turcos

loja virtual turca Visite nossa loja virtual com artigos típicos Turcos loja virtual turca