A Turquia e o Futebol
A turquia e o futebol

Residentes britânicos apresentaram aos anfitriões turcos a primeiro versão do futebol no final do século 19. A mocidade turca, especialmente os estudantes se entusiamaram com o jogo e no século 20 o cultivam intensamente. Foi então que a comunidade futebolistica emergiu lentamente.

O jogo foi visto inicialmente como uma distração subversiva pelas autoridades, uma intrusão cultural estrangeira. Antes da virada do século, um grupo de estudantes de uma escola secundária chamada Galatasaray fundou um clube de futebol oficial. O clube se tornou vencedor da copa UEFA.

O jejum do futebol em Istambul se acabou e uma febre de futebol turca começou a germinar, e apareceu o segundo grande time, Fenerbahçe SK, ao lado de Galatasaray em 1907.

No fim do império otomano e de suas políticas restritivas, os Turcos estabeleceram uma federação de futebol americano nacional (TFF) em 1923 pensando em um futuro próspero, mas a atuação mundial da Turquia ainda levaria tempo.

Time Nacional Turco que foi a Copa do Mundo de 2002

A liga de futebol turca não adotou um formato standard até 1950. Antes disto, o campeão nacional eram decididos por via de um torneio de eliminação direta incluíndo um punhado de campeões de clube regionais.

Em 1952, a Turquia se uniu ao número crescente de nações com ligas de futebol profissionais. Com o advento de profissionalismo, o futebol turco adotou um formato eventualmente semelhante aos vizinhos ocidentais com um sistema de ligas como é muito comum hoje em dia.
Treinando para a copa do mundo de 2002

O clube Fenerbahçe SK ganhou seu primeiro torneio nacional em 1959, e o clube Galatasaray não deixou por menos em 1963, ganhando a competição da Copa turca inaugural.

Com o aparecimento de uma liga nacional profissional e competitiva, os turco começaram a ser valorizados. A nação lutou para ganhar uma boa posição entre os grandes times da Europa e recentemente o futebol turco é um time a ser considerada entre os melhores europeus.

A Turquia fez seu debute internacional na copa mundial de futebol da FIFA em 1954 na Suiça. A Turquia conseguiu derrotar a Coréia por 7-0 antes de perder o jogo contra a Alemanha Ocidental e voltar para casa em uma viagem rápida.

Os Turcos estão desfrutando agora algo como um renascimento do futebol depois de se qualificarem para as duas ultimas copas da UEFA e alcançarem as quartas de final da competição em 2000. Também em 2000, Galatasaray derrotou o time Arsenal, um gigantes inglês no final da Copa da UEFA, provando ser uma nova classe de futebol ao resto do mundo.

Agora a Turquia está cuidando para deixar a sua marca na Copa do mundo 2002 da FIFA na Korea e no Japão.

Artigo extraido da FIFA

Mais informações sobre futebol Turco:

Artigo - A Turquia e o Futebol
Artigo - Clubes de Futebol da Turquia
Artigo - Jogadores e Técnicos de Futebol Brasileiros na Turquia
Fã da Turquia - Tudo começou com o Futebol Turco
Fã da Turquia - Culinária Futebol e Música
Fã da Turquia - Fã do futebol Turco

Data: 9 de Junho de 2002
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net