Forte de Rumeli Hisar
Forte de Rumeli Hisar no Bosforos

Antes da conquista de Constantinopla, a fortaleza de Rumeli Hisar foi construída por Mehmet II para prevenir que os Bizantinos passasem pelo Bosforos (o estreito do Bosforos conecta o mar de marmara com o mar negro). 1000 mestres de obras trabalharam junto com 2000 trabalhadores e completaram o castelo em um curto período de quatro meses. O exército otomano e a sua administração em todos os níveis incluindo até mesmo o sultão, trabalharam para terminar a fortaleza o mais rápido possível.

Em 1542 o castelo foi completado juntamente com uma mesquita, fonte, cisterna, porões, lojas e depósito de armas, e quartéis de madeira para os soldados da guarnição. 400 soldados habitavam o forte na guarnição. Também há outro forte pequeno na parte asiática da cidade chamada Anadolu Hisar. Quando você está no Bosforos navegando em direção ao Mar Negro você verá que o Rumeli Hisar fica a sua direita e bem em frente você poderá ver o forte de Anadolu Hisar. No século 15 o controle do Bosforos estava nas mãos de ottomanos.

Depois da conquista de Constantinopla ambos as fortalezas perderam sua importância estratégica. Rumeli Hisar foi usada como uma prisão estatal depois século 16 e vários prisioneiros políticos estrangeiros ficaram presos nas torres do forte. O castelo foi restaurado vários vezes e rumeli hisar ficou praticamente arruinado depois do reinado de Mahmut II no século 19. O castelo foi restaurado novamente em 1953 em honra aos 500 anos de aniversário da conquista de Istambul e foi convertido em um museu ao ar livre. No verão há festivais de música em Rumeli Hisar. Aproveite!

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul 
Próxima visita do tour virtual por Istambul:
Igreja Ecumenica Patriarcal