Clubes de Futebol da Turquia

Embora a Turquia não tenha uma tradição em futebol como o Brasil, Alemanha, Inglaterra ou Italia os turcos são fanáticos por futebol. Este fanatismo começou na Turquia com os campeonatos nacionais. Ha vários times de futebol na Turquia e todo ano ha um campeonato nacional. Os principais times de futebol são: Besiktas, Fenerbahce, Galatasaray, Trabzon Spor...

Os campeonatos são disputados geralmente em Istambul. Cada clube tem seu próprio estádio de futebol. Os estádios tem capacidade média e alguns tem atendimento de primeira. Tudo depende da situação financeira do time. O marketing do futebol também se tornou um grande negócio na Turquia. Se vende de tudo desde camisetas, bones, bolas dos times até dormitorios completos para crianças nas cores do clube. Os salários dos jogadores tem padrão Europeu, dependendo é claro da riqueza de cada time de futebol.

Os turcos gostam muito de jogar futebol e ha muitos campos de futebol em Istambul espalhadas por toda a cidade. Geralmente os jogos são noturnos no verão por causa do calor, mas os turcos não deixam de jogar futebol também no inverno onde a temperatura pode chegar a seus 3 C. Paga-se pelo aluguel do campo de futebol e os amigos dividem as despesas.

gol de Ilhan Mansiz

Com a vitória em terceiro lugar na Copa do Mundo de futebol de 2002, os turcos ficaram mais fanáticos com o futebol. O treinador Senol Gunes não foi bem visto pelos turcos sendo muito criticado, mas fez com que o futebol turco fosse reconhecido internacionalmente. A festa feita em Istambul para receber os jogadores turcos foi enorme mobilizando milhares de pessoas por todo o caminho do aeroporto até a parte central de Taksim.

Jogador Turco - Ilhan Mansiz
Ilhan Mansiz

O investimento em trazer jogadores e técnicos estrangeiros é grande, e com isso a Turquia vai aos poucos aprendendo técnicas usadas em outros países. Alguns jogadores Brasileiros que já passaram pela Turquia: Didi, Tafarel, o técnico Parreira, Washington (ex-Ponte Preta) jogou no Fenerbahce, Ronaldo Guiaro (ex-Atletico) atualmente jogando no Besiktas, Cesar Prates (ex-Palmares de Portugal) jogando atualmente no Galatasaray, Marco Aurelio (ex-flamengo e Bangu) joga atualmente no Fenerbahce, dentre outros... Vários outros jogadores e técnicos estrangeiros trabalharam na Turquia, dentre eles Alemães, Argentinos, Africanos, países do leste europeu, etc...

Os melhores jogadores de futebol Turcos do momento são: Ilhan Mansiz (Besiktas), Emre Belozoglu (joga atualmente no Inter da Italia), Bulent (Galatasaray), Hakan Sukur (Galatasaray),Hasan Sas (Galatasaray) e o goleiro Rustu Recber que deu um show na copa do mundo de futebol de 2002 e atualmente joga na Espanha pelo Barcelona.

Besiktas, Galatasaray e Fenerbahce são nomes de bairros em Istambul e Galatasaray e Fenerbahce são também nomes de escolas primárias muito conceituadas em Istambul.O atual campeão nacional de 2003 é o time de Besiktas, suas cores são preto e branca e seu simbolo é a aguia. O bairro de Besiktas esta localizado em Istambul e é central e comercial, pode-se ver uma estatua da aguia na parte central do bairro em honra ao clube. Cada clube tem seu próprio estádio de futebol e o estádio de Inonu fica cerca de 1 km do bairro de Besiktas. O centro de treinamento do clube também fica localizado nas redondezas. Os clubes além de terem times de futebol, possuem também times de basquete, vôlei, natação, etc... os clubes tentam promover também outros esportes embora o futebol seja o seu 'supra sumo'.

Mais informações sobre futebol Turco:

Artigo - A Turquia e o Futebol
Artigo - Clubes de Futebol da Turquia
Artigo - Jogadores e Técnicos de Futebol Brasileiros na Turquia
Fã da Turquia - Tudo começou com o Futebol Turco
Fã da Turquia - Culinária Futebol e Música
Fã da Turquia - Fã do futebol Turco

Data: Janeiro de 2004
Indice dos Artigos

Espere você tenha gostado do artigo! Obrigado por visitar nosso site!
Por favor escreva sua sugestão para um artigo para: istambul@gmx.net