Torre da moça - Torre de Leander - Kiz Kulesi

A torre de moça

Nas fotos de Istambul quase sempre se vê a "Kiz Kulesi." "Kiz Kulesi" em Português significa a "Torre da Moça". A Torre da Moça fica situada em uma ilhota a uma distância muito pequena da costa do bairro de "Uskudar" no lado asiático da cidade. Ela também pode ser vista do Palácio de Topkapi, Palácio de Dolmabahçe, Bairro de Ortakoy e de muitos outros lugares interessantes em Istambul.

São várias as lendas da torre da moça...A lenda que dá o nome a torre conta uma história da mitologia grega. Leandro era apaixonado por Hero, que era uma sacerdotisa de Afrodite. Os pais da Hero não aprovaram o romance e a prenderam na ilhota. Para encontrar a amada, Leandro nadava a noite seguindo a luz da torre que era acesa por Hero. A família descobriu esses encontros secretos e uma noite não deixou Hero acender a lamparina para orientar Leandro, ao invés disso o pai de Hero acendeu uma lamparina e ficou navegando em um pequeno barco pelo Estreito de Bósforo. Leandro começou a seguir a lamparina (achando que se tratava da lamparina de Hero) e se afogou por não conseguir chegar à ilha da torre.

Uma segunda lenda se passa durante o Império Bizantino quando uma princesa foi presa na torre pelo seu próprio pai, pois ele soube de uma profecia que sua filha iria morrer. Ele então a colocou na Torre da Moça pensando protegê-la. Infelizmente no término da história, a princesa morre com a mordida da cobra que foi trazida para a ilhota em uma cesta de frutas. Assim a moral da história seria: não importa o que fizermos, o destino bate à nossa porta....

E finalmente a última lenda da torre se passa durante o Império Otomano quando o guerreiro da Anatólia Battal Gazi se apaixonou por uma bela donzela, filha do governador de Üsküdar. O governador ficou extremamente descontente com a ideia de sua filha ser levada embora e optou por prendê-la na ilhota. Battal Gazi resgatou a donzela da torre, colocou-a em seu cavalo e cavalgou ao pôr do sol.

No século 12, o imperador Manuel Comnenus construiu uma pequena fortaleza onde a torre fica localizada. Ele quis colocar uma corrente para fechar o Estreito do Bósforo. O outro lado da corrente seria atado à Torre de Mangana.

Hoje a torre é usada como um farol, estação de sinalização e ponto turístico, possuindo um restaurante e um café com uma magnífica vista de Istambul. O edifício que você vê data do século 18.

Torre da Moça ou  kiz kulesi

Clique aqui para continuar o tour virtual por Istambul
Próxima visita do tour virtual por Istambul:
Torre de Galata

GUIA PRIVADO
EM ISTAMBUL

Clique aqui - Livros CDs e Videos da Turquia



Guia brasileira em istambul
guia em istambul
guia na turquia
passeio em istambul
guia istambul
istambul
istanbul
istanbul



Copyright 2021
hitit